CLÍNICO

O dentista Clínico Geral realiza procedimentos educativos e preventivos (orientação da higiene oral, controle de placa, fluorterapia), restaurações, tratamentos periodontais, endodônticos e próteses. O profissional clínico geral está apto a executar todos os tipos de tratamentos dentários.

Ultra Sorriso Clínica Odontológica - Serviços Clínicos
BRUXISMO

O bruxismo é um hábito que atinge diversas pessoas, mas muitas nem sabem disso. Esse hábito é uma desordem funcional que leva a pessoa a ranger e apertar os dentes, na maioria das vezes, durante o sono, causando incomodo no próprio sono e de quem está próximo. Esse distúrbio é involuntário podendo causar dor, desgaste e amolecimento dos dentes.

O QUE CAUSA?

Diversas causas podem estar ligadas ao problema:

  • Estresse;
  • Raiva;
  • Frustação;
  • Ansiedade;
  • Apneia;
  • Dor de garganta ou de dente.
Ultra Sorriso Clínica Odontológica - Serviços Clínicos - Bruxismo Ultra Sorriso Clínica Odontológica - Serviços Clínicos - Bruxismo

QUAL É O TRATAMENTO PARA O BRUXISMO?

O tratamento mais adequado vai depender da causa do problema e da avaliação do dentista, que poderá sugerir:

  • Uso de um dispositivo / placa: De resina acrílica e feita sob medida, o aparelho é encaixado na arcada superior, protegendo do atrito com os dentes inferiores mantendo sua mandíbula em uma posição mais relaxada.
  • Meios de relaxamento: Algumas terapias podem aliviar a tensão cotidiana, contribuindo no combate ao estresse, uma das causas do bruxismo.
  • Redução da “exposição” de um ou mais dentes para igualar a mordida: A questão do mau posicionamento dentário também contribui com o Bruxismo. Essa correção pode ser feita através de restaurações, coroas ou ortodontia.
ENDODONTIA / TRATAMENTO DE CANAL

TRATAMENTO DE CANAL (ENDODONTIA) UMA MANEIRA SEGURA DE RESTAURAR DENTES DANIFICADOS

QUAIS SÃO AS CAUSAS QUE AFETAM A POLPA DENTÁRIA?

As causas mais comuns são:

  • Fratura dentária;
  • Cárie profunda;
  • Trauma.
Ultra Sorriso Clínica Odontológica - Serviços Clínicos - Endodontia

QUAIS CASOS PRECISAM DE TRATAMENTO DE CANAL?

É preciso fazer tratamento de canal quando a cárie atinge profundamente o dente e chega à polpa dentária. Há também casos de canais previamente tratados, no qual a cárie recidiva atinge a região preenchida pelo material de obturação do canal tratado anteriormente.

Os casos mais comuns de polpa infeccionada ou morta são:

  • Dente quebrado;
  • Cárie profunda;
  • Dano ao dente, como um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo.

COMO É REALIZADO O PROCEDIMENTO?

O tratamento de canal pode ser feito em várias etapas, realizadas em várias visitas ao dentista, ou em sessão única dependendo do caso.

Primeiramente, é feita uma abertura na da parte posterior de um dente frontal ou na coroa de um dente posterior, molar ou pré-molar.

Em seguida a polpa infeccionada é removida (pulpectomia). O espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento. Uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas.

Para finalizar o tratamento, a restauração temporária é removida e a cavidade da polpa e os canais são preenchidos permanentemente. Um material em forma de cone (flexível) é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado. Uma coroa é geralmente colocada sobre o dente para restaurar seu formato e lhe conferir uma aparência natural. Se o dente estiver fraturado ou muito destruído pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa.

O TRATAMENTO DE CANAL DÓI?

Não, pois uma anestesia local é aplicada antes do início do tratamento. O que pode acontecer é o paciente sentir um incômodo no pós-operatório.

QUAIS CUIDADOS É PRECISO TOMAR APÓS CADA SESSÃO?

É necessário tomar os medicamentos prescritos pelo dentista, manter uma boa higiene bucal e é recomendável evitar mastigar alimentos mais duros no dia do tratamento.

EXTRAÇÃO DENTAL / EXODONTIA

A extração dental, também conhecida como Exodontia, nada mais é que um procedimento cirúrgico para remover um elemento dentário (dente). A extração pode ser necessária em decorrência de diversos problemas odontológicos. Qualquer um dos dentes (incisivo, canino, pré-molar ou molar) pode ser extraído.

EM QUE CASO UM DENTE DEVE SER EXTRAÍDO?

Geralmente, a causa mais comum é quando não é mais viável recuperar um dente cariado. No entanto, há outras diversas causas que indicam o paciente para exodontia. Algumas delas são:

Ultra Sorriso Clínica Odontológica - Serviços Clínicos - Extração Dental/Exodontia
  • Dente fraturado (na coroa ou na raiz);
  • Dente do siso, incluso ou semi-incluso;
  • Dentes com mobilidade acentuada (dentes a abanar);
  • Dentes com necrose pulpar ou desvitalizado que não foi possível salvar através do tratamento endodôntico.

COMO É REALIZADO O PROCEDIMENTO?

Pode ser realizada através de cirurgia, como:

  • Exo incluso, semi incluso ou impactado: É aquele dente que não consegue erupcionar (nascer), não atingindo sua posição na arcada dentária dentro do tempo esperado;
  • Exo Raiz: Retirada de restos de raízes presas dentro do tecido ósseo ou presas à gengiva;
  • Exo Simples: Extração de dentes que erupcionaram normalmente, mas que podem estar danificados (cariados, quebrados, etc). Também é o termo utilizado para a extração dos dentes de leite das crianças.
ODONTOPEDIATRIA

Odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde da boca infanto-juvenil (bebes, crianças e adolescentes). Atualmente, sabe-se que a maioria das pessoas têm medo de enfrentar um consultório dentário devido às experiências de caráter negativo quando crianças. Com isso, o trabalho do odontopediatria é tão importante.

Conheça os procedimentos:

  • Aplicação de flúor;
  • Aplicação de selantes;
  • Ortodontia;
  • Educação e Higiene.
Ultra Sorriso Clínica Odontológica - Serviços Clínicos - Odontopediatria

Os odontopediatras se responsabilizam pela limpeza, não somente dos pequenos que já apresentam dentes, mas dos que ainda estão na barriga das mamães e bebês.

É importante que as mulheres em período de gestação já iniciem a procura aos odontopediatras. Todas as informações são imprescindíveis para manter o cuidado da saúde bucal, desde o início do nascimento de seu filho.

Tratar a saúde bucal de crianças também requer cuidados especiais. Elas necessitam de atenção redobrada e psicologia adequada, para que tal consulta ao dentista não se torne algo amedrontador. O local também precisa mostrar atratividade, auxiliando a criança a ter confiança e descontração.

É relevante que pais e familiares tenham uma conversa com o odontopediatra, caso existam experiências negativas vivenciadas pela criança em relação a dentistas, para que os especialistas saibam como auxiliá-lo com tal medo e que o tratamento aconteça da melhor forma disponível.

Por que é importante levar as crianças ao Odontopediatra?

Os odontopediatras são responsáveis pela limpeza dos dentes das crianças.

As mães também devem procurar esses profissionais ainda durante a gravidez.

As informações são imprescindíveis para preservar o cuidado da saúde bucal, desde o início do nascimento de seu filho .

O tratamento para crianças também exige cuidado especial. As crianças carecem de maior atenção e psicologia para que tal consulta.

PERIODONTIA

O QUE É PERIODONTIA?

É a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).



O QUE É DOENÇA PERIODONTAL?

Ultra Sorriso Clínica Odontológica - Serviços Clínicos - Periodontia

É uma infecção causada por bactérias que afeta os tecidos que rodeiam os dentes e caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias.

A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, incluindo limpezas periódicas feitas pelo dentista.

O sinal mais característico é o sangramento, mas devemos estar atentos também para alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

COMO É O TRATAMENTO?

É feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso. A doença periodontal pode deixar como sequelas alterações estéticas como deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente, que através de procedimentos cirúrgicos e protéticos podem minimizar esses defeitos.

RADIOGRAFIA PANORÂMICA

RADIOGRAFIA PANORÂMICA (RAIO-X PANORÂMICO) | PREVINA-SE PARA CUIDAR BEM DA SUA SAÚDE BUCAL.

A radiografia panorâmica ou como também é conhecido “raio-x panorâmico” trata-se de um raio-x tirado do complexo maxilo-mandibular que tem como objetivo diagnosticar doenças dos dentes e/ou dos ossos da face do paciente.

Esse exame radiográfico permite que o dentista visualize todos os dentes e suas estruturas completas de uma só vez, complementando o exame clínico.

Ultra Sorriso Clínica Odontológica - Serviços Clínicos - Radiografia Panorâmica
RESTAURAÇÃO DENTAL / OBTURAÇÃO

A restauração dental, ou dentística restauradora, é a área da odontologia que engloba as restaurações para tratar cáries ou traumas. Basicamente restauração (ou obturação) é a reconstrução do dente, onde são utilizados materiais como resina, que é da cor do dente, ou o amálgama que é de cor prateada.

Restauração é o tratamento indicado para acabar com a cárie e com a dor de dente, em alguns casos. O dentista limpa toda a zona cariada com um aparelho próprio e coloca resina, ou amálgama, uma massinha de cor branca, ou cinzenta por cima do dente para cobrir a região, evitando o surgimento de novas cáries no mesmo local.

Ultra Sorriso Clínica Odontológica - Serviços Clínicos - Restauração Dental/Obturação

Quando a cárie é mais profunda, o dentista retira parte do dente ou o remove por completo. Neste caso o ideal é se colocar uma prótese no local, para que não fique ali um espaço que favoreça o acúmulo de alimentos e que pode levar ao aparecimento de cárie e tártaro.

LIMPEZA DENTÁRIA / PROFILAXIA

A limpeza dentária (ou a profilaxia) é a limpeza profunda e completa dos dentes, realizada por um dentista. Neste procedimento, o profissional remove as placas bacterianas e o tártaro presente nos dentes.

A profilaxia tem como objetivo prevenir doenças bucais e periodontais, mantendo a saúde bucal do paciente.

Ultra Sorriso Clínica Odontológica - Serviços Clínicos - Limpeza Dentária/Profilaxia
ESTOMATOLOGIA / AFTA

A estomatologia é a área da odontologia que tem como objetivo prevenir, diagnosticar e tratar doenças que acometem as cavidades da boca bem como o complexo maxilo-mandibular.

O estomatologista também é responsável por diagnosticar e encaminhar para o médico responsável, pacientes que apresentem doenças sistêmicas que se manifestem na boca ou que tenha alguma interação negativa em um tratamento odontológico.

Ultra Sorriso Clínica Odontológica - Serviços Clínicos - Estomatologia/Afta
ultrasorrisoclinica@gmail.com
(11) 94646-5875
(11) 3539-6520